Esportes

Em jogo muito movimentado, Flamengo vence o Palmeiras pelo Brasileirão

Imagem ilustrativa da imagem Em jogo muito movimentado, Flamengo vence o Palmeiras pelo Brasileirão
|  Foto: Foto: Alexandre Vidal/CRF
Pedro marcou o gol da vitória rubro-negra. Foto: Alexandre Vidal/CRF

O Flamengo venceu o Palmeiras por 1 a 0 neste domingo (30), no Maracanã, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro, em mais um grande duelo entre os dois elencos mais fortes do país. O gol do jogo foi marcado pelo centroavante Pedro.

As duas equipes chegam novamente como os dois principais favoritos ao título brasileiro. Por serem os dois clubes mais vitoriosos do país nos últimos três anos, uma rivalidade natural surgiu entre as partes - culminando na disputa da Supercopa do Brasil, que coloca frente a frente os atuais campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil.

Defendendo seu bicampeonato, o Rubro-Negro, como mandante, assumiu o domínio do duelo no Rio de Janeiro. Com mais posse de bola, a equipe de Rogério Ceni tentava furar o bloqueio montado por Abel Ferreira. E só conseguiu aos 11 minutos, quando Arrascaeta lançou o centroavante Pedro, que driblou Weverton, mas acabou sem ângulo. Ao finalizar, o goleiro mostrou boa recuperação e jogou para escanteio.

Com a intensidade habitual, o time carioca adotou a marcação-pressão desde o início, sufocando a saída de bola do Alviverde e encurralando os adversários dentro da própria área. A tática funcionou bem, ocasionando diversos erros na saída de bola e aumentando ainda mais o domínio do Flamengo no índice de posse de bola.

Por outro lado, as linhas altas acabam deixando muito espaço para contra-ataques - uma das especialidades do Palmeiras. Em uma das suas escapadas, aos 17, o time paulista ficou bem perto de abrir o placar. Rony disparou pela direita, com muita velocidade, e cruzou rasteiro para Luiz Adriano. O artilheiro chutou com força, e Diego Alves fez excelente defesa com os pés, mandando para escanteio.

Aos 24, outra boa chegada do Flamengo. Bruno Henrique foi acionado pela esquerda, deu bom drible cortando para dentro e rolou na entrada da área para Arrascaeta. O uruguaio chutou rasteiro, mas sem tanta força, facilitando a defesa para Weverton. Na sequência, Raphael Veiga lançou em profundidade para Viña, que chutou forte e cruzado. A bola desviou na zaga e em Diego Alves antes de sair pela linha de fundo.

O Flamengo chegava bem ao ataque, mas sofria muito com o pós-perda. A transição fortíssima e veloz do Palmeiras incomodava e dava trabalho. Aos 29, em jogada quase perdida, Rony disparou e evitou a saída de bola. Sozinho, esperou a chegada dos companheiros e rolou para Veiga. O meia lançou pelo alto e Gabriel Menino dominou chutando cruzado para o próprio Rony empurrar para o gol. No entanto, o ponta estava em posição de impedimento.

Com uma saída de três, o ofensivo esquema de Ceni fazia o Fla rondar a área com seis jogadores: Bruno Henrique, Arrascaeta, Diego, Pedro, Éverton Ribeiro e Isla; a consequência era quase deixar mais de meio campo praticamente livre para contragolpes. Aos 36, em um rápido desarme sobre Diego, Luiz Adriano girou e lançou para Rony, que venceu dois marcadores e chutou forte para mais uma grande intervenção de Diego Alves.

O Palmeiras, jogando em um esquema de três zagueiros, povoava mais o meio-campo para dar equilíbrio e consistência. Felipe Melo, Patrick de Paula e Raphael Veiga ocupavam a região central; os alas Viña e Gabriel Menino se alternavam e não subiam ao mesmo tempo, enquanto Luiz Adriano recuava à intermediária para atrair a marcação e abrir espaço para as disparadas de Rony.

Aos 46, Gerson roubou a bola e pegou a zaga do Porco desprevenida. O camisa 8 deixou com Éverton Ribeiro, que fez boa enfiada de bola para Pedro. O centroavante ganhou de Luan no corpo, mas acabou sem equilíbrio e chutou fraco e cruzado, direto para fora.

Com propostas diferentes, o equilíbrio permaneceu até o fim do primeiro tempo, com ligeira superioridade para os visitantes. Apesar do placar zerado, um jogo bastante movimentado e com ótimas chances de gol para ambas as equipes.

Segundo tempo

O jogo recomeçou no mesmo ritmo. Já aos 5 minutos, em mais uma boa roubada de Gerson, Bruno Henrique recebeu na área, pegando a zaga desorganizada, e bateu colocado no canto. Weverton voou e caiu para fazer ótima defesa, jogando pela linha de fundo.

O Flamengo voltou disposto a tomar as rédeas do duelo. Aos 7, o uruguaio Arrascaeta, com ótima visão de jogo, enfiou para Bruno Henrique na linha de fundo. O ponta invadiu a área e cruzou para Pedro no segundo pau. O passe, no entanto, foi muito alto e o centroavante não conseguiu cabecear com precisão, pegando embaixo da bola e mandando para fora.

O alto nível permaneceu e as chances eram lá e cá. Aos 9, Arrascaeta chutou de fora e Weverton segurou sem dar rebote. No contra-ataque, Diego Alves salvou duas vezes. Na primeira, defendeu lindo chute cruzado de Rony; no rebote, Viña, no reflexo, tocou para o gol vazio, mas o goleiro se recuperou rápido e saltou para impedir o gol.

O Flamengo teve sua melhor chance aos 24 minutos. Em falta cobrada da intermediária por Arrascaeta, Rodrigo Caio mergulhou de peixinho e Weverton fez linda defesa. Arão também disputou o lance e, caído dentro da pequena área, tentou empurrar para o gol - mas o goleiro palmeirense salvou novamente.

Aos 29, veio o gol rubro-negro. Bruno Henrique disparou pela esquerda, tirou dois marcadores e cruzou com precisão para Pedro. O matador, livre no segundo pau, se atirou na bola em carrinho para estufar a rede e sair para o abraço. Fazendo valer a superioridade no segundo tempo, o clube da Gávea saiu na frente no Maracanã.

https://twitter.com/Flamengo/status/1399102817789517824

Diante da intensidade do confronto, os treinadores precisaram trocar as peças para manter o nível de exibição. Scarpa, Wesley e Zé Rafael substituíram Patrick de Paula, Raphael Veiga e Luiz Adriano; do outro lado, Éverton Ribeiro, Diego e Arrascaeta deram lugar a Vitinho, Michael e Hugo Moura.

A correria e a disputa tática continuaram até o último lance, com chances de Rony e Gabriel Menino para o Palmeiras e Vitinho e Michael para o Rubro-Negro. A vitória confere ao Flamengo a vantagem inicial na tabela e a confirmação de que chega firme para o tricampeonato nacional. Por outro lado, a atuação do Palestra mostra por que o clube paulista entra como um dos favoritos ao título da competição.

< Justiça estipula prazo para Arão quitar dívida milionária com o Botafogo Prefeitura de São Gonçalo em conversas por investimento no setor naval <